quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Para o Francisco Pessoa

Francisco, minhas filhas odeiam quando conto coisas de quando eram pequenas. Pois bem, vais ouvir uma de quando tu eras pequeno. Paciência, ainda bem que estou longe e não preciso ver o olhar fulminante de reprovação que me é comum nessas ocasiões... :)
Tu tens a honra de assinar o diploma de "primeira troca de fralda" desta prima do Brasil.
Em 1989 fui estudar na França e, de passagem, passei uns dias em Portugal. Durante o tempo em Lisboa, fiquei em casa dos teus pais, dormi no teu quarto, e fui muito bem recebida. Foram uns dias muito bons.
Uma recordação bonita dessa época é a passagem de ano (1989-90). Teus pais foram passar o ano a casa de uns amigos e me convidaram, mas eu não quis ir, preferi ficar em casa. Afinal, não conhecia ninguém. E já estava com saudades de casa, ansiosa pelo ano que ia passar longe de todos, um pouco triste. Queria ficar perto do telefone, falar com o Brasil num lugar tranquilo. À meia-noite, quando imaginei que fosse ficar mais triste, aconteceu uma coisa linda. De casa, escutava-se ao longe os navios no Tejo, a tocarem, não sei como se chama - buzinas, alarmes, sirenes? Muitos, muitos navios e barcos, bem ao longe, parecia que choravam a anunciar o ano novo. Como se estivessem tristes como eu, e ainda assim comemoravam o ano. É inesquecível.
Inesquecível isso dos navios, e a primeira fralda da minha vida.
A gente se entretinha, tu e eu. Eu te contava histórias, livrinhos que levei do Brasil para ti e para teus primos, tu ficavas quieto a ouvir. Não sei se por causa da minha habilidade de contar as histórias, ou pelos montes de chocolates brasileiros que eu te dava sem que a tua mãe visse (ai, essas confissões!). Mas demos-nos bem. Um dia, eu fiquei a tomar conta de ti. Não sei se tua mãe foi ao supermercado, ao médico (estava grávida), alguma coisa assim. Tu dormias quietinho, e acordaste. Quando escutei que acordaste, fui olhar. Lá estavas tu, no berço, de pernas bem abertas, querias me dizer alguma coisa que não sabias em palavras. Mas o cheiro falou por ti. Eu entendi.
E bom, quando não há remédio, remediado está. Eu, que jamais havia trocado uma fralda na vida, mas afinal tinha visto tua mãe fazê-lo, meti-me a cuidar de ti. Eu sabia onde estavam as fraldas, os lencinhos, conhecia a teoria. E não ficou mal. Olha que tu tinhas caprichado, não foi assim uma coisa normalzinha, trivial. Vai ver foram os chocolates brasileiros... E também, quando se presenteia alguém com a primeira fralda, fazemo-lo com gosto!!! Quando a tua mãe voltou estavamos os dois muito felizes, tu aliviado do peso extra, e eu orgulhosa da minha realização.
Uns anos mais tarde, troquei 5.607.367.284 fraldas das minhas três filhas. Mas a tua foi a primeira!
Desculpa por estas histórias de crianças, mas o blog é para a gente relembrar a história da família, não é? :)
Beijinhos, parabéns pelo aniversário, Xaninha

5 comentários:

  1. Esta é boa! Não sabia da história do "presente" do Francisco para a prima Xaninha! Bem inaugurada, a arte de trocar fraldas! Filipa Cortez.

    ResponderEliminar
  2. Boa!
    Pelo comentário da Filipa, pude ficar a saber que o apontamento literário - excelente prosa - era da Xaninha. É que a Xaninha esqueceu-se de assinr...mas os bons escritores têm dessas subtilezas...
    Quando fôr ao Brasil, já posso levar o meu neto Gonçalo Maria...gente com prática de fraldas é sempre uma boa ajuda!
    Bjns
    Manel

    ResponderEliminar
  3. Manel, está assinado, bem sutilmente, na última linha... Filipa.

    ResponderEliminar
  4. Querida Xaninha, espctacular a tua descrição da 1ª fralda. O Francisco ainda não leu mas eu vou mostrar-lhe pois ele não costuma frequentar o blogue, tantas são actividades que tem entre as quais o estudo, paintball, futebol, namorar, divertir, etc que não sobra muito tempo.
    Talvez possas mudar a tua primeira fralda da próxima geração: um netinho meu!
    Ou tu Filipa, notícias da tua filha que está na Suiça? Tudo bem?
    Mts bjs Luísa

    ResponderEliminar
  5. Que história mais bem contada!!!!!!!!!!
    Que belo presente tiveste tu, Xaninha, na passagem de ano?!?!!!!!!!!
    Bjos
    Belinha

    ResponderEliminar