No Diário de Notícias de hoje publicam uns excertos de entrevistas dadas pela actriz ao longo de anos. Um é assim:
"Os papéis que mais gostou de fazer"
"Adorei fazer uma peça de Edward Albee, chamada Equilíbrio Instável, na qual fazia uma bêbeda, desbragada, desgraçada, trintona. Adorei fazer a mulher do campo da Beira Baixa em Entre Giestas, do Carlos Selvagem, ou a peixeira de Tamar, de Alfredo Cortez, portanto mulheres genuinamente portuguesas, povo de pé descalço e muito extrovertidas. Mas a que mais me marcou foi o papel da ex-prostituta Filomena Marturano."
DN Magazine, 13 de Fevereiro de 1983
Beijos para todos
Isabel Palha
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Boa Isabelinha!
ResponderEliminarQuebrando o jejum a que me tinha remetido, vou também pôr um post em memória de Mariana Rey Colaço.
Vai ser com a Zilda!
Bjs
Querida Tia Isabelinha
ResponderEliminarComovi-me...e fiquei tão contente por ter postado esta notícia no blog.
A Mariana Rey Monteiro, uma senhora, uma actriz , uma mulher inteligente, versátil,sensível, atenta ao Mundo e aos outros. Uma senhora que encarnou uma peixeira da Nazaré, uma mulher de pé descalço...uma portuguesa criada pelo Bisavô na sua brilhante peça Tamar e outras mulheres..
É uma homenagem à Mariana, ao bisavô e aos outros dramaturgos e personagens que criaram, às peças que nos deliciaram, gostámos e nos enriqueceram, humanizaramm, divertiram e despertam o espírito crítico. Com a sua alma genial, textos e palavras personagens tão abrangentes e diversos, o bisavô Cortez crítico,sensível, inteligente , grande, criador, interveniente, modificador,foi dos maiores homens da cultura do seu tempo, de todos os tempos.
Mariana R. Monteiro, uma senhora culta, educada, que marcou se projectou, interveio, transformou, uma portuguesa com P maísculo.Uma artista, criadora que soube tão bem interpretar a obra literária do bisavô e outras.
A tia, outra Senhora Portuguesa que tanto gosto e admiro.SEMPRE AO LADO DE TODOS, ATENTA À FAMÍLIA, AOS OUTROS, A TODOS E AO MUNDO. UMA SENHORA, irmã da minha mãe, CONGREGADORA, ACTUANTE,POSITIVA, CRÍTICA, BOA E ALEGRE, CHEIA DE FORÇA E CORAGEM. Um exemplo! UMA TIA DO MELHOR!
Obrigada, texto bom! Excelente!
Bjs e saudades para si , Tio César e Tomás
a sobrinha muito amiga Bábá
Querida Babá
ResponderEliminarÉs muito simpática e agradável no que dizes. De qualquer maneira acho que me estás a beneficiar no retrato que fazes.
Quando puderes vem almoçar outra vez connosco.
Gostámos muito que cá tivesses vindo.
Beijinhos e até breve
tia Isabelinha