terça-feira, 26 de outubro de 2010

Alfredo Cortez e Oliveira de Azemeis

Casa da Família Cortez em Oliveira de Azemeis, onde viveu e morreu o avô Alfredo Cortez
(à esquerda o Colégio em que a Concha estudou e ao qual a casa acabou por ser vendida. Numa recuparação relativamente recente, retiraram os azulejos verdes que sempre conhecemos na fachada)


Estação ferroviária de Oliveira de Azemeis, linha do vale do Vouga
(presentemente desactivada e com carris a serem levantados)

Placa toponímica da Rua Dr. Alfredo Cortez - rua muito perto da Urtiga

Como no meu nome também tenho "Alfredo Cortez", aqui estou eu...

Jazigo da Família em Oliveira de Azemeis
(entre outros, aqui descansam os avós Alfredo Cortez e Dulce, bem como o meu Pai)

*

Hoje estive com o Rodrigo em Oliveira de Azemeis, a tratar de assuntos que a todos dizem respeito e com os quais muito poucos se preocupam.

Lembrei-me de fazer uma pequena reportagem que dedico a todos, tanto aos que continuam a lá ir, como aos que lá iam, e também aos que nunca lá foram, para que não esqueçam ou fiquem a conhecer um pouco.

Queria fazer uma dedicatória muito especial a um casal de todos muito gostamos e que conheceu bem Oliveira de Azemeis, não tendo agora muitas oportunidades de lá ir : A Isabelinha e o César.

São fotografias más, tiradas com o telemóvel, mas espero que as apreciem.
Bjs e abçs
Manel




14 comentários:

  1. Assim que vi esta simpática publicação liguei para casa da Luisa e do João, onde jantavam os meus pais e o Tomás, a Filipa e a Concha. Depois de ler o texto, ouvi risos devido aos comentários do meu pai. Dizia que só tinha boas recordações de Oliveira de Azeméis,em especial do namoro com a minha mãe, ao pé dum ribeiro e com a Concha a fazer de "pau de cabeleira"... Enfim, adoraram e agradecem a dedicatória especial.
    Saudades a toda a família e um beijo para o Manuel.
    Belinha

    ResponderEliminar
  2. A casa é muito bonita! Adorei conhecer!

    ResponderEliminar
  3. Olá Manel, adorei a reportagem e fiquei a pensar que tenho que lá ir fazer uma visita. Uma vez que já não tenho cá a minha querida mãe sinto que perdi uma parte da minha história e é maravilhoso poder ter este blog para com os meus tios e primos poder recuperar tudo o que se foi embora com a partida da minha mãe. Muito obrigada. Beijinhos Joana Herédia

    ResponderEliminar
  4. Bela reportagem!!
    Muitos parabéns e
    obrigada

    ResponderEliminar
  5. Joaninha, ainda havemos de lá ir juntas. Que coisa boa que a casa ainda lá está. São testemunhos da nossa história. Beijocas, Filipa.

    ResponderEliminar
  6. Estou nessa!
    Combinem uma data e eu organizo Em Oliveira uma visita guiada.
    Almoçamos em Oliveira e vimos jantar todos ao Porto!
    Fica o desafio para os que querem matar saudades!
    Claro que se aceitam sugestões...

    ResponderEliminar
  7. Também quero ir! Contem comigo!
    Belinha

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Já que para o Brasil parece que 'tá difícil, fica a primeira excursão Cortez a ser organizada a Oliveira de Azemeis! Só me falta uma data (agora ficou difícil foi p'ra mim...). Beijos a todos. Filipa.

    ResponderEliminar
  10. Boa Manel!

    Obrigada.
    Ouvi contar muito e muito de Oliv. de Azemeis à minha mãe...histórias e históris. Que saudade!
    Também vou nessa, conhecemos Oliveira de Azemeis, guiados por ti, e encontramo-nos novamente.
    É o máximo!

    Bjs
    Bábá

    ResponderEliminar
  11. Não sabia que também há uma rua Alfredo Cortez em Oliveira. Quando começa a organização da visita guiada?

    ResponderEliminar