Chega o Verão, o tempo quente, o sol brilha, aquece-nos e no seu maior esplendor e beleza o mar, com a sua espuma branca, clama por nós.
É tempo de férias, distracção, repouso...a cabeça a pouco e pouco vai-se esvaziando do lixo, das trapalhadas que vamos armazenando o ano inteiro...
Temos tempo, finalmente, para irmos ao sabor do acaso, sem horas e demoradamente, o nosso olhar, o nosso pensamento, o nosso corpo vai divagando pela paisagem, saltita por entre as pessoas e esta luz brilhante do sol, que ilumina a ténue e doce madrugada, o raiar laranja do dia ou se espelha radiosa por entre a folhagem das árvores ou na água adormece dourada, rosada e se afunda no horizonte descobrindo um céu azul que a pouco e pouco escurece até anoitecer no negro luminoso .
Solta-se a Natureza na sua plenitude, tudo amadurece e se nos oferece nos cheiros das flores garridas, dos frutos saborosos...os rostos sorriem e as pessoas deleitam-se, têm tempo finalmente de olhar para si e para os outros ,de estar consigo e com os outros, de conversar, rir, rir, tagarelar, brincar, correr, saltar, nadar, passear muito, muito, de olhar em redor ... de descansar... de se renovar.
O Verão faz- me sempre lembrar África onde vivi e deixei parte do coração ... essa vida mais livre...sinto saudades...dessa comunhão com a Natureza, dessa paisagem e horizonte sem limites, da cor encarnada da terra, dos cheiros e sons, das acácias de flor laranja e dos jacarandás... e dos negros , dos moçambicanos, do Cuco, o nosso mainato, que enquanto lavava a roupa nos contava fábulas da selva, de encantar, onde os animais, os leões, os macacos ,as girafas e os elefantes eram as personagens principais.
Beijinhos e boas férias para todos
Bábá
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Bábá, a minha cabeça ainda está cheia de lixo, o sol brilha que dói e o meu corpo vai divagando entre o castelo e casa. AINDA ESTOU A TRABALHAR.
ResponderEliminarBabá, um refresco ler palavras como essas, em meio ao trabalho. Podes falar do calor, da África escaldante, mas eu lendo senti uma brisa fresca passar pelas idéias...
ResponderEliminarComo é bom ler, só digo isto...
Beijinhos, aproveita as férias!
Ah, e tens que vir ao Brasil. Acho que ías adorar a profusão de jacarandás que temos, terra e mais terra ainda inexplorada, mar a perder de vista, praias paradisíacas e perdidas no meio da areia, só não te prometo os leões, as girafas e os elefantes, e um "mainato" que saiba contar fábulas. Mas boa como és a contar histórias, nem vamos precisar dele...
p.s. o que é um "mainato"?
Boas férias!
ResponderEliminarAproveita o Sol, que te inspira, pelo que vejo...
Bjs
Querida prima Babá!
ResponderEliminarMais um texto lindo a enriquecer o nosso blog.
Aproveita a companhia do teu excelente filho, a quem te tens dedicado com muito amor....
Boas férias
Filipa, mainato julgo que quer dizer empregado de casa, ou de quarto. É um termo usado em Moçambique, onde a Babá viveu dois anos, com os pais e irmãos.
Obrigada, Belinha. Os textos da Babá enriquecem-nos sempre, eu adorei este. Felicidades neste dia dos anos da Vera, para toda a vossa família.
ResponderEliminarQueridos primos
ResponderEliminarTentei responder à Joana e à Filipa na Madeira mas quando ia a editar o comentário fiquei sem saldo na pen da net.
Joana, não vês a luz ao fundo do túnel, o sol a brilhar? Não tarda deves estar também em férias, não?
Belinha, obrigada pla resposta à Filipa, mainato é isso, o criado de casa , " de fora", distingue-se do cozinheiro que apenas é responsável pelos cozinhados e o que se relaciona com a cozinha. O mainato, lava, passa, serve à mesa, limpa, arruma ...
Obrigada, primos, pelas vossas palavras, apeteceu-me escrever este pequeno texto e lançar o mote sobre as férias...que cada um de nós vive e vai saboreando à sua maneira. Férias fora ou dentro mas sempre férias, tempo de paragem...de bons momentos a sós, com a família ou amigos...tempo de encontro, de convívio, de alegria, movimento e de reflexão, tempo para o que quisermos e pudermos...
Beijinhos
Bábá