quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Morreu Alexandre Maldonado

A minha mãe acabou de me dar uma notícia muito triste. Morreu, ontem, dia 15 de Setembro, o nosso primo Alexandre da Cunha Maldonado. Adoeceu há três meses com uma leucémia. Vai hoje, ao fim da tarde, para a Igreja de Santo António do Estoril. O enterro é amanhã de manhã. O Alexandre era filho da tia Juvita, irmã do meu avô Alexandre. Os filhos, Varela Cid Maldonado, não quiseram dizer nada à tia Raquel (quase com 100 anos), irmã do avô Alexandre.
Hoje não fui trabalhar pois estou doente, com febre e uma tosse horrível, a tomar antibiótico desde terça-feira, mas se estiver melhor, irei amanhã ao enterro.
O Alexandre era padrinho do meu irmão Tomás. Foi sempre uma pessoa encantadora, que vivia cheio de entusiasmo e alegria. Era uma força da natureza.
Sinto muito o que aconteceu.
Isabel Palha Garcia Alves

13 comentários:

  1. É sempre uma notícia triste! Mais ainda, quando resulta de uma doença tão inesperada e de evolução tão rápida!
    Sinto muito também.

    ResponderEliminar
  2. Não cheguei a conhecê-lo. Também sinto muito.

    ResponderEliminar
  3. Eu lembro-me dele, de quando pequena. Era amigo do meu pai. Lembro-me de quando eles voltaram de África, antes disso lembro-me de um acidente de avião, da primeira mulher. A imagem que tenho dele é de um homem bonito, jovem, alegre. Às vezes é bom, isto de ter vindo para longe da família. As pessoas na nossa memória não envelhecem, não ficam doentes, não têm leucémia. Belinha, se fores ao enterro, e houver ocasião, diz-lhes que sinto muito.

    ResponderEliminar
  4. Lamento a triste notícia. A toda a família próxima envio um grande abreço.
    Baita

    ResponderEliminar
  5. Querida Belinha, sinto muito pelas duas notícias, pela morte do primo Alexandre, de quem me lembro muito bem (era muito amigo do meu pai) e também por estares doente. Se estiveres melhor amanhã gostaria que transmitisses os meus sentimento. Lembro-me bem dos três filhos dele, nossos primos, embora não os veja há muitos anos, e a imagem que tenha ainda seja aquela de três crianças, um pouco mais novas do que nós.
    As melhoras para ti. Beijinhos, Filipa.

    ResponderEliminar
  6. Queridos primos

    Estive ontem com os filhos do Alexandre e famílias ,( Tão bom, tão tristes com morte do pai de grande dor e sofrimento para todos, Tão amorosos,simpáticos, giros, matámos saudades abraçamo-nos , beijinhos conversamos.Conheci filhos , maridos, Tia Isabelinha , o Tomás e a Belinha também lá estiveram na missa de 7º dia.Claro, sempre ao lado nas alegrias e tristezas!
    O avô Alexandre, o marido da querida, alegre, forte avó Dulce, era um querido avô doce, calmo simples, muito inteligente e discreto Tenho boas lembranças do Alexandre um bonitão , simpático, uma alegria " força da Natureza" e da sua mãe e tia,irmãs do avô Alexandre, a tia Jovita e Raquel .Tias- avós, duas senhoras amorosas, docinhas sempre de braços abertos aos sobrinhos netos aos sobrinhos suas famílias. Que lanchinhos bons e que doces , uns a atrás dos outros,rebuçados em tacinhas. Vinhamos cheios de doces, muitas das minhas cáries se devem dever a isso eh eh.
    Recordei com o filho do Alexandre, Alexandre como o pai, muitas coisas.
    Os que partiram estão presentes, acompanham-nos, temos saudades mas sentimos que ficaram connosco, como exemplo, como parte tão importante da nossa vida, crescimento, enriquecimento (ou não...muito muito menos não os mais próximos e queridos)
    Toda a famíla Cortez é o máximo! Este blog aproximou-nos, vamos sabendo uns dos outros, acompanhando as vidas um bocadinho, rindo, comentando, aconselhando, gracejando, torcendo por isto ou aquilo, dando parabéns, partinhando alegrias, tristezas,chatices,coisas boas,o avô Cortez e não só, fotos. A festa Cortez em Azeitão ,( 5 estrelas!)ainda nos uniu mais e tudo que tinha acontecido entre nós até então etc.
    As lembranças dos Cortez e " apêndices" , maridos, mulheres etc., que partiram e de todos vós têm um lugar muito grande no meu coração,vida.
    Beijinhos para todos
    Bábá

    ResponderEliminar
  7. Babá!
    Tens que escrever um livro com as tuas reflexões!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Bjs Manel, muitos bjs e saudades e obrigada
    E tu com os teus comentários, pesquisas, compilações, etc.!
    Bjs à mulher, filhos noras e netos. O máximo!Tão giros os netos. Grande avô!

    ResponderEliminar
  9. Querida Babá, ao relembrares o nosso querido avô Alexandre, a tia Jovita, a tia Raquel, a nossa avó Dulce, o Alexandre Maldonado... acho que voltei uns 35 anos no tempo... cheguei a sentir o cheiro da casa das tias, aquela casa sempre linpíssima e arranjadíssima, com uma bombonière de cristal, na sala principal, onde havia aqueles rebuçados de laranja enormes! Já falamos disso quando iniciamos o nosso fórum, foi muito bom.
    Mas sempre é bom lembrar o quanto é importante essa herança comum que nós temos. Eu nunca me esquecerei de vocês, queridos primos todos, da casa de Carcavelos, da casa da avó Dulce, que sempre nos uniu a todos. Lembro-me até hoje do almoço do dia de Ano Novo, dos Formigos, de nós a brincarmos pela casa e os adultos muito sérios a conversarem. Ás vezes havia "recital de poesia" e lembro-me que já estive em cima de uma cadeira, a recitar uma poesia... qualquer coisa com uma flor e um doutor... lembro-me também das primas Belinha e Luísa a apresentarem a sua pequena amostra de balet na casa de Colares, naquele pátio de pedra, os vestidinhos a rodopiarem, nóa a batermos palmas (eu achava o máximo...).
    As lembranças que temos em comum ninguém nos rouba, fazem parte de uma herança afetiva, moral e familiar que nos formou e nos dá amparo até hoje. Cada um seguiu o seu caminho (e isso é muito bom), cada um fez a sua história. Os problemas foram muitos, e diversificados, é verdade, que isso também faz parte da vida, mas sabes o que mais? Tenho muito orgulho de fazer parte dessa família Cortez, de tudo que ela me trouxe e traz até hoje.
    Obrigada pelas tuas palavras de hoje. Por essas é que este blog vale a pena. Muitos beijinhos, tua prima Filipa.

    ResponderEliminar
  10. E as tuas Filipa,obrigada, escreves tão bem, acrescentas tanto tanto, enriqueces, dás luz, alegria, união, calor, sabedoria. ÉS DOCE QUERIDO, INTELIGENTE, OBSERVADOR, ATENTO SENSÍVEL , CORTEZ CUNHA E NOME DA FAMÍLIA, LAR VOSSO, DA TUA QUERIDA MÃE ESTER. ÉS VOZ,ABRAÇÃO, MELODIA, SAMBA,DAS TERRA BRASILEIRA E LUSA, DA TUA, DA NOSSA FAMÍLA DE TODOS VÓS E NÓS. HERANÇA IMPORTANTE E ÚNICA!Filipa, tenho saudades, muitas, vossas...
    Bjs para ti para todos
    A prima muito amiga
    Bábá

    ResponderEliminar
  11. Filipa,como tantos outros Cortez,és conforto e amizade, alegria, sensatez... nos momentos tão duros, tristes , dificeis que ultimamente tenho passado, e outros de nós, e nos momentos calmos, bons, felizes, em todos.

    BJS
    Bábá

    ResponderEliminar